O Reiki é a "Arte secreta para convidar à felicidade, a medicina espiritual para todas as doenças do corpo e da mente.” (Mikao Usui)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Linda e Poderosa

 Hoje falarei sobre uma das muitas flores e plantas que existem aqui no meu jardim: as Capuchinhas. Wow! Como são lindas!!!
 
Bem, a Capuchinha (Tropaeolum majus L.) é uma erva americana que foi introduzida na Europa apenas no século XVII, onde fez muito sucesso pelos seus poderes medicinais e por sua aplicação na culinária. Originária dos Andes (Colômbia, Equador, Peru e Bolívia), nessa região é conhecida há muito tempo por suas propriedades anti-sépticas.

Seus frutos são confundidos com os da alcaparra e empregados para adulterar preparados condimentares e suas flores muito usadas na decoração de pratos (que ficam lindos)!

As folhas e flores têm um sabor picante e levemente amargo lembram o agrião e a mostarda. Podem ser adicionadas a saladas, queijo fresco, omeletes, empanadas e até mesmo utilizadas em tortas doces. Quando cortadas em pedaços melhoram o sabor de vinagretes e molhos. As folhas mais suculentas têm sabor menos intenso e são utilizadas inteiras ou em pedaços, cruas ou ligeiramente salteadas, e também como guarnição. Os frutos são usados no preparo de picles. Os botões florais servem para substituir a alcaparra e são utilizados em conservas de vinagre e sal para temperar saladas e verduras cruas
É muito rica em vitamina C e minerais, por isso é empregada no tratamento do escorbuto (do latim scorbutus) é uma doença que tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, inchaço com pus nas gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes. É provocada pela carência grave de vitamina C na dieta) e indicada em dietas de convalescentes e pessoas com hipovitaminose. Também estimula o apetite, é digestiva, tônica e ajuda a limpar o sangue das impurezas. Auxilia no tratamento de inflamações do fígado e rins. Por conter muitos óleos essenciais, em alguns países é utilizada para tratar feridas. Esta planta também reforça o sistema imunitário.
 Nem me lembro mais quando ela surgiu aqui no meu jardim, mas seu plantio pode ser através de sementes, estacas ou mudas prontas. É comum ela desaparecer, mas devido às sementes que caem ela volta a surgir espontâneamente (que maravilha!). Se for plantar em vasos, use um que tenha a boca larga!


Fonte: http://recantodaservas.blogspot.com.br/2010/04/capuchinha.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escorbuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...