O nome Hortência foi uma homenagem a uma dama francesa do séc. XVIII, Hortense Lepante, mulher de um amigo do naturalista que introduziu a formosa flor na Europa, mas ela é também conhecida como Rosa do Japão, por sua origem asiática, e Hydrangea (bebedoura de água) seu nome científico.
É na primavera e no verão que surgem os belos buquês arredondados. Para ter uma variação de cores, basta manipular o PH do solo, tornando-o mais ácido, para tons azuis, ou mais alcalino, para tons rosa, assim uma mesma planta pode dar flores violetas, azuis, brancas, rosas, lilases e até vermelhas. Quanto mais alcalino o solo mais claras serão as flores. Adicionando Carbonato de sódio (≠ bicarbonato de sódio) à terra, pode-se conseguir uma explosão de cores.
Entretanto tanta beleza pode ser perigosa. Na sua composição há um princípio ativo venenoso, o glicosídeo cianogênico – hidrangina, que causa cianose, convulsões e dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e até coma. Sabendo disto, nada de idéias mirabolantes, vamos simplesmente apreciar e cuidar da beleza: sol ameno e água nela, muita água.
Fontes: http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/10/09/hortensia-hydrangea-macrophylla/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Hort%C3%AAnsia
Nenhum comentário:
Postar um comentário